As eleições de 2016 são uma das mais importantes da história política brasileira, com milhares de cidades do país escolhendo seus representantes municipais. Em meio a tantos nomes e propostas, um candidato vem se destacando como o claro favorito - mas quem é ele? E por que os eleitores estão apostando todas suas fichas nesse nome?

Para entender melhor esse cenário, vamos analisar os principais candidatos das maiores cidades do Brasil e avaliar suas chances de vencer as eleições. Começando pelo Rio de Janeiro.

Na capital fluminense, o claro favorito é o atual prefeito Eduardo Paes, do PMDB. Paes tem como principal trunfo sua gestão durante as Olimpíadas de 2016, que foi considerada um sucesso internacionalmente. Além disso, o prefeito tem ampla base de apoio político e tem conseguido manter a cidade relativamente segura e em ordem, apesar da crise política e financeira que afeta o país como um todo.

Já em São Paulo, a disputa é mais acirrada, mas o nome que desponta como favorito é o do empresário e apresentador de TV João Doria, do PSDB. Doria tem se apresentado como um gestor e empreendedor - ou seja, um candidato que entende de negócios e sabe como tornar a cidade mais eficiente e dinâmica. Além disso, sua exposição na televisão e nas redes sociais o tornaram um nome muito conhecido entre os eleitores paulistas.

Em Belo Horizonte, a disputa está entre dois nomes históricos do PSB: Márcio Lacerda, atual prefeito, e Patrus Ananias, ex-ministro do governo Lula. Lacerda é considerado o favorito pelos eleitores graças à sua gestão marcada por obras de infraestrutura e ações sociais. Já Patrus, apesar de ter menos chances de vencer, tem uma trajetória política exemplar e é um nome muito respeitado entre os eleitores de esquerda.

Em Fortaleza, o candidato mais cotado para vencer as eleições é Roberto Cláudio, do PDT. Cláudio foi elogiado por sua gestão na área da saúde e no transporte público, e tem como trunfo o apoio do governador do Ceará, Camilo Santana, que é do mesmo partido. Além disso, seu maior concorrente, Luizianne Lins (PT), tem sido alvo de críticas pela forma como administrou a cidade em seu mandato anterior.

Por fim, em Salvador, o candidato mais forte é Antônio Carlos Magalhães Neto, do DEM. Neto tem como principal trunfo sua gestão dinâmica e focada em obras e projetos para a cidade. Além disso, seu adversário mais forte, Alice Portugal (PCdoB), tem sido alvo de críticas por sua falta de experiência em cargos executivos.

Diante dessas análises, é possível ver que os claros favoritos das eleições de 2016 têm em comum algumas características: gestão eficiente, trajetória política respeitável, apoio de partidos importantes e exposição pública. No entanto, isso não significa que esses candidatos vão ganhar de forma automática - ainda há muitos fatores em jogo, como a possibilidade de voto útil e o clima político do país. Mas uma coisa é certa: essas eleições serão um marco na história política do Brasil, aconteçam o que acontecerem.