Em 2008, o mundo enfrentou uma das maiores crises financeiras da história. Bancos faliram, empresas foram à falência e milhões de pessoas perderam seus empregos e economias em um piscar de olhos. A crise foi tão significativa que, até hoje, suas consequências são sentidas em todo o mundo.

No entanto, anos antes disso acontecer, um escritor já havia previsto tudo. Em 2010, Michael Lewis lançou The Big Short, um livro que analisava de perto a crise financeira e as causas que a levaram a acontecer. O livro foi um sucesso imediato, tanto de crítica quanto de vendas, e inspirou um filme homônimo em 2015.

Em Crash - 2.a Edição, Alexandre Versignassi revisita a obra de Lewis e analisa como as previsões sobre a crise foram retratadas no livro. De uma forma clara e objetiva, o autor explica como a ganância e a irresponsabilidade de alguns bancos e investidores foram os principais fatores que desencadearam a crise. Além disso, o autor ainda oferece algumas reflexões sobre o que pode ser feito para evitar uma crise econômica semelhante no futuro.

Ao longo do livro, Versignassi apresenta vários exemplos de como o mercado financeiro opera e mostra a mentalidade dos investidores que, muitas vezes, não estão preocupados em investir em negócios reais ou empresas com boas perspectivas de crescimento, mas sim em ações que podem gerar altos lucros rapidamente, sem levar em consideração os potenciais riscos envolvidos.

Ainda assim, Crash - 2.a Edição não é um livro pessimista. O autor apresenta exemplos de empresas que conseguiram se destacar mesmo em meio à crise e sugere que a adoção de medidas regulatórias mais rigorosas poderia evitar crises semelhantes no futuro.

Em suma, esse livro é uma leitura fundamental para quem deseja entender as causas da crise de 2008 e como isso tudo aconteceu. É um alerta importante para que a sociedade como um todo se torne mais consciente das consequências de nossas escolhas financeiras e, assim, evitemos repetir os mesmos erros do passado.